financiamento de casa, vale a pena?

financiamento de casa, vale a pena?

Publicidade

Algumas pessoas preferem juntar todo o dinheiro para comprar uma casa a vista. Mas algumas vezes existe a necessidade da pessoa se desfazer de alguns bens como carros, motos, terrenos e até mesmo aplicações, entre outros bens diversos. O que acontece na sua grande maioria é que nem sempre uma pessoa possui bens para se desfazer ou consegue juntar o suficiente para poder adquirir o seu imóvel dessa forma. E é aí que entra o financiamento de casa, que acaba se tornando a opção mais viável para a tão sonhada casa própria. E qual a alternativa que mais se aplica a você? Falaremos um pouco sobre isso, pois depende bastante de vários fatores pessoais e individuais de cada um.

Publicidade

financiamento de casa

Compro a vista ou faço um financiamento?

Publicidade

A grande resposta para o questionamento anterior é bem simples: isso depende. Geralmente quando é a compra de um primeiro imóvel. Vale mais a pena juntar e pagar e vista, caso exista essa condição financeira. Mas se a pessoa já possui um imóvel e deseja um melhor pode ser mais viável dar o imóvel e financiar o restante do valor do imóvel novo.

Como foi dito anteriormente, nem sempre é possível pagar um imóvel a vista. Por que isso pode demandar um longo período de tempo e privações. E é aí quando essa opção se torna inviável que entra o financiamento de casa própria.

Sobre o financiamento, a recomendação é de dar o maior valor possível como entrada, geralmente 30% ou mais do valor total do imóvel. Dessa forma existe a possibilidade de se fazer uma negociação melhor com a instituição financeira escolhida. E é sempre bom fazer o lembrete que quanto menor o valor do financiamento de casa, menores serão os juros. E para ficar livre da dívida é sempre bom se possível fazer o menor números de parcelas possíveis, o que também diminui as taxas de juros.

FGTS, vale a pena usar para o financiamento?

A resposta é sim para esse questionamento. Sempre que possível use o seu FGTS para fazer a quitação seja parcial ou total do saldo devedor do seu financiamento de casa. É sempre uma vantagem adotar esse procedimento.

Alugar casa ou fazer financiamento?

O que pode geralmente acontecer é que o valor paga mensalmente em um aluguel pode ser o mesmo que uma pessoa pagaria nas parcelas de um financiamento de casa. Mas o que acontece é que o pagamento de aluguel não irá proporcionar benefícios futuros, pois a pessoa está apenas pagando um serviço imediato. O valor que a pessoa paga é um investimento em algo seu e irá gerar benefícios futuros e o que acontece é que o valor da parcela pode facialmente ser substituído pelo valor que alguém paga em um aluguel, em alguns casos.

Geralmente não vale a pena fazer essa troca somente quando você não tem a intenção de morar no local do imóvel ou se a casa estiver na planta, por exemplo, vale muito a pena se for para um imóvel já pronto, onde você pode imediatamente se mudar para o local.

Veja mais artigos como esse AQUI

Faça uma simulação de financiamento AQUI

Publicidade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here